Data: 15 Julho
Editor: Dra Daniela Capella
Categoria(s): Estética do Sorriso, Odontologia Preventiva, Periodontia, Título: Razões que devem ser consideradas antes de realizar seu tratamento em clinicas de rede/franquias odontológicas Título: Porque é tão importante escolher um dentista de confiança Título 3: Porque não devo fazer tratamento dentário em franquias odont
Chicletes que prometem dentes saudáveis e brancos funcionam?
Há diversas gomas de mascar sem açúcar que anunciam a redução da placa bacteriana, prometem deixar o esmalte dentário mais resistente, dentes mais brancos, entre outros fatores como esses. Mas será que realmente cumprem o que dizem?
Só o ato de mascar chicletes tem seus benefícios – desde que não contenham açúcar. O fluxo salivar aumenta por ser estimulado pela mastigação, o que mantém a boca úmida, auxilia na deglutição deste alimento e promove uma ação solvente e detergente, limpando as superfícies.
A saliva também tem efeito protetor: Ela neutraliza os ácidos liberados durante a alimentação, evitando uma queda muito grande do pH bucal que deixa os dentes mais suscetíveis a lesões de cárie e proliferação de bactérias.
Estudo que comprova substâncias benéficas
Geralmente, as gomas de mascar que anunciam benefícios aos dentes contêm em suas composições as seguintes substâncias listadas:
- Xilitol: “Adoçante natural que tem o selo de aprovação pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) por inibir o crescimento da principal bactéria que causa a cárie.”
- Flúor: “Torna a estrutura dental mais estável e menos propensa aos danos das bactérias.”
- Bicarbonato de sódio e estearato de sódio: “Abrasivos que promovem um polimento das superfícies dentárias, deixando-as mais limpas e removendo manchas superficiais.”
- Sorbitol: “Adoçante que não provoca cáries e é responsável pela consistência de cremes dentais e desse tipo de goma.”
Mas atenção, “mascar chicletes não substitui o uso do fio dental e a escovação dentária”. Ou seja, é apenas um complemento.
VoltarDeixe seu comentário