Data: 12 Agosto
Editor:
Categoria(s): Estética do Sorriso, Odontologia Preventiva, Periodontia, Título: Razões que devem ser consideradas antes de realizar seu tratamento em clinicas de rede/franquias odontológicas Título: Porque é tão importante escolher um dentista de confiança Título 3: Porque não devo fazer tratamento dentário em franquias odont
Conheça os segredos do uso do fio dental
O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente - sob a gengiva e entre os dentes. Como o acúmulo de placa pode provocar cárie e gengivite, usar fio dental diariamente é altamente recomendável.
Para aproveitar ao máximo o uso do fio dental, uso a seguinte técnica:
- Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
- Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
- Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
- Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
- Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.
Ao contrário das escovas ou enxaguatórios, todos os fios dentais, com tecnologias mais simples ou diferenciadas e diversidade em sabores, têm eficácia semelhante. Temos, por exemplo, as fitas e os fios, mas a diferença entre os dois está apenas em suas espessuras. Assim, as pessoas devem usar como critério de escolha apenas o gosto pessoal.
É importante fazer essa limpeza à noite, pois a maioria das pessoas tem mais tempo nesse horário e, assim, evita-se que as placas fiquem acumuladas entre os dentes por muito tempo durante o sono.
Um erro que os pacientes cometem é deixar de usar o fio em caso de sangramento. Esse pode ser o sinal de alerta de doenças bucais. Nesse caso, procure um Cirurgião-Dentista para que ele realize o diagnóstico correto. Quando os dentes cortarem o produto com frequência, também é preciso atenção. A presença de tártaro, obturações com superfície irregular das próteses pode causar esse corte. O correto também é procurar uma ajuda profissional.
Outro alerta é em relação ao uso pelas crianças. As cáries aparecem nos dentes de leite, então os pais devem passar fio dental em seus filhos assim que estiver formada a primeira dentição. Para não correr o risco de causar um machucado, o recomendado é que apenas a partir dos sete anos as crianças façam a limpeza sozinhas.
VoltarDeixe seu comentário